Câmara Notícias Em destaque Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, recebe "Título de Cidadão Honorário de Santo André"

alt

A Câmara Municipal de Santo André outorgou nesta quarta-feira (22/08) o "Título de Cidadão Honorário" ao Excelentíssimo Prefeito de São Paulo, Bruno Covas Lopes. A iniciativa, de autoria do vereador Pedrinho Botaro (PSDB), reuniu autoridades de diversas cidades do Grande ABC em Sessão Solene, incluindo o prefeito de Santo André, Paulo Serra, acompanhado pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. Estiveram ainda presentes o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morand
o, além de José Auricchio Jr., prefeito de São Caetano do Sul. A cerimônia foi presidida por Almir Cicote, vereador e presidente da Câmara Municipal. Outros parlamentares, vereadores e secretários de Santo André também marcaram presença na solenidade.

Bruno Covas Lopes nasceu em Santo (SP), em 7 de abril de 1980. Advogado, economista e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas. Foi secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, presidente da Juventude do PSDB, deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito da cidade, assumindo o cargo de prefeito após renúncia de João Doria. Bruno Covas, como é conhecido, é ligado à política desde a infância. Estudou nos colégios Carmo e Lusíadas em Santos. Em 1995, quando foi estudar em São Paulo, no Colégio Bandeirante, teve a oportunidade de morar com seu avô Mário Covas. É graduado em Direito, pela USP (1998-2002), e em Economia, pela PUC-SP (1998-2005). Filiou-se em 1998 ao PSDB e, em 1999, foi eleito o Primeiro Secretário da Juventude do Partido.

Em 2003, foi eleito presidente estadual e já foi também presidente nacional da Juventude Tucana em 2007, permanecendo no cargo até 2011. A sua carreira começou em 2004, ano que se candidatou a vice-prefeito de Santos na chapa de Raul Christiano pelo PSDB.Nos anos de 2005 e 2006, foi assessor da liderança do Governo de Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo na Assembleia Legislativa. Em 2006, foi candidato a Deputado Estadual, sendo eleito com 122.312 votos, umas das maiores votações naquela eleição.Em 2010, foi novamente candidato a Deputado Estadua,l agora sendo o mais votado do Estado com 239.150 votos, sendo mais de 131 mil só na capital paulista.

Bruno Covas foi convidado por Geraldo Alckmin para assumir a Secretaria do Meio Ambiente, a partir do início de 2011, ocasião em que se licenciou do cargo de deputado estadual. Na sua primeira legislatura como deputado estadual, foi considerado pelo Movimento Voto Consciente, o deputado mais atuante. (2007/2010). Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no primeiro biênio (2007-2008) e relator do Orçamento do Estado por dois anos consecutivos (2009-2010). Integrou ainda as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos do Consumidor e foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Comunidade Luso-Brasileira e Coordenador da Frente DST-Aids. Foi relator de mais de 180 projetos de lei, como a Nota Fiscal Paulista, que diminui a carga tributária e devolve tributo diretamente para o cidadão, e foi presidente da CPI do ECAD, relator da CPI da CDHU e membro da CPI da BANCOOP.

Em 2011, foi assumiu Secretaria do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin. Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019). Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em suas eleições para Deputado Estadual e Federal, Bruno Covas sempre contou com votação expressiva na cidade de Santo André. Em 2016 foi eleito em primeiro turno a vice-prefeito de São Paulo pelo PSDB na chapa de João Doria e atualmente ocupa o cargo de Prefeito da Cidade de São Paulo.

Em Santo André prestou relevantes serviços na área do meio ambiente, em especial na revitalização e entrega do Parque Estadual Chácara da Baronesa. Beneficiou a população andreense com uma importante área de preservação ambiental com 340 mil m2, que estava há muito tempo abandonada. Após a revitalização, foram implantadas grandes melhorias no Parque, como a construção de quadra poliesportiva, campo de futebol, parquinho, academia ao ar livre e sanitários, além de contar com vigilância patrimonial 24 horas.