Em destaque Sessão Solene homenageia os 45 anos do Colégio Xingu em Santo André

Sessão Solene homenageia os 45 anos do Colégio Xingu em Santo André

alt

A Câmara Municipal de Santo André realizou na terça-feira (25/08) Sessão Solene em homenagem aos 45 anos do Colégio Xingu. A solenidade, presidida pelo vereador Jorge Kina (PSB), reuniu inúmeros participantes no Plenário João Raposo Rezende Filho. Compuseram a mesa: Zane Machi, professora e secretária adjunta de Educação, representando neste ato Paulo Serra, prefeito de Santo André; Viviane Gonçales Passarini, diretora-geral do Colégio Xingu; e Luzia Penha Camata e Gevilson Camata, ex-fundadores e ex-mantenedores da escola.

Após a execução do hino nacional e andreense, os participantes da cerimônia tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo que mostrou a retrospectiva dos 45 anos do Colégio Xingu. Na sequência, o vereador Jorge Kina conferiu duas honrarias, agradecendo aos homenageados pelos serviços prestados pela à educação e ao preparo futuro das crianças da cidade.

A primeira homenageada foi Luzia Penha Camata. Pedagoga, foi fundadora em 1973 do Colégio Atual, hoje conhecido como Xingu. Ela é autora do livro “Questões Urgentes na Educação”, da Rede Pitágoras, e foi condecorada com medalha de honra ao mérito pela Câmara Brasileira de Cultura.

A segunda homenageada foi Viviane Gonçales Passarini. Socióloga e pedagoga, Viviane é fundadora das escolas de educação infantil “Pequeñitos” e “Jardim dos Pequeñitos” em Santo André, e atual mantenedora e diretora- geral do Colégio Xingu, pertencente às escolas parceiras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O vereador Jorge Kina e a professora Zane Machi receberam flores entregues pelos estudantes do Colégio Xingu como forma de agradecimento pela realização da solenidade. Duas apresentações culturais, preparadas por alunos e professores da escola, foram feitas e aplaudidas com fervor pelos presentes.