Em destaque Comunidade Luso-Brasileira é homenageada no Legislativo

Comunidade Luso-Brasileira é homenageada no Legislativo

Os parlamentares de Santo André homenagearam nesta terça-feira (16), a Comunidade Luso-Brasileira. A sessão solene foi presidida pelo Dr. Marcos Pinchiari (PT do B), que ressaltou a importância da fraternidade entre os brasileiros e os portugueses. “O Brasil ofereceu aos portugueses trabalho, muito trabalho. Mas isso não é problema para a comunidade portuguesa, pois o sangue português é um sangue que enfrenta o trabalho”, disse.

A homenagem foi instituída no Legislativo andreense por meio de decreto legislativo de 1986. Na gestão do presidente brasileiro Artur da Costa e do presidente português Silva e Américo Tomás, os dois países assinaram a Lei da AMIZADE e instituiu a data 22 de abril Dia da Comunidade Luso Brasileira. O ato selou um pacto de amizade entre os dois países.

Na época do Brasil Colônia não se teve um registro exato dos imigrantes portugueses, mas a estimativa é de que de 1891 a 1991, por tanto 100 anos, o Brasil recebeu 1,5 milhão de portugueses. Contando com os filhos, netos e tataranetos dos primeiros imigrantes, o número de descendentes lusitanos em terras brasileiras chega a 25 milhões.

A oradora oficial do evento, vereadora Bete T. Siraque (PT), em seu pronunciamento, citou diversos trechos da literatura portuguesa. “Não poderia deixar de citar Camões, Fernando Pessoa e a Escola de Sagres, assim como a importância desses ícones para a nossa cultura, nossa literatura, nosso modo de pensar e modo de agir”, ressaltou a parlamentar.

O evento contou com a apresentação da corporação musical Lira de Santo André, sob regência do maestro Claurício Cypriano. Os músicos executaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino Nacional Português e em seguida o Hino de Santo André. Foram tocadas também as músicas “Lisboa antiga” e “Cançoneta e Fado”.

Participaram da mesa da sessão solene, o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira, Dr. Antônio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Paulo Augusto de Freitas, presidente da Casa de Portugal do Grande ABC e Márcia Maria Rodrigues, presidente do Elos Clube do Grande ABC.

 

altalt

altalt