Em destaque CÂMARA HOMENAGEIA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM SESSÃO SOLENE

CÂMARA HOMENAGEIA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM SESSÃO SOLENE

alt

A Câmara Municipal de Santo André realizou, na tarde desta quarta-feira (23), Sessão Solene em comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi comandado pelos vereadores Pedrinho Botaro e Fumassa, ambos do PSDB, ocorre na Casa desde 2001. Neste ano, o tema foi “Pessoa com Deficiência Existe! Deve ser amada, respeitada e incluída”.

Fumassa destacou a necessidade do exercício de empatia por parte dos governantes e de toda a população. “Temos que nos colocar no lugar do outro para entender as dificuldades de cada um. Só assim Santo André vai se tornar uma cidade acessível”.

O Presidente da Câmara, Pedrinho Botaro, ressaltou que todos têm limitações, até quem se imagina perfeito. “Super-Homem perdia todos os poderes quando exposto à kryptonita. Assim ocorre conosco também: temos defeitos e limites, inclusive quem ocupa cargos públicos e, às vezes, se imagina imbatível”.

Toda a Sessão contou com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais. O Delegado de Proteção ao Idoso da Seccional de Santo André, Darci Freitas, disse que há semelhanças nos problemas enfrentados por idosos e pessoas com deficiência. “As dificuldades que esses grupos suportam são parecidas. Então é preciso lutar por melhorias, e essa Sessão faz parte dessa luta, por mais acessibilidade e reconhecimento”.

A Assistente de Diretoria na Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários da Prefeitura de Santo André, Patrícia Moretti, listou serviços disponíveis na cidade para as pessoas com deficiência, como o programa Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada), o CAEM (Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar) e a biblioteca braile, que fica no Paço Municipal.