Em destaque Projeto que prevê professor de educação física nas academias ao ar livre é aprovado na Câmara

A Câmara Municipal de Santo André aprovou na sessão ordinária de terça-feira (18/06), em segunda discussão, o projeto de lei que determina a obrigatoriedade de um professor de educação física nos locais onde estão disponibilizadas as academias ao ar livre. A matéria, de autoria do vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT), foi redigida com base no aviso que a Administração Municipal recebeu do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, no ano de 2012, quanto à importância da presença de um profissional que oriente os usuários dos aparelhos. A cidade possui 60 academias instaladas em praças e parques.

De acordo com o vereador, os professores deverão supervisionar e orientar os usuários na prática de atividades físicas e verificar as condições dos aparelhos, que com o tempo podem apresentar defeitos que prejudiquem o usuário. “É um grande avanço essa medida para a cidade. Realizar exercícios físicos é muito bom, mas tem que ter orientação, ainda mais quando são realizados pelos idosos. Tem que ter acompanhamento profissional”, disse Montorinho.

O vereador também lembrou que a cidade conta atualmente com o programa Caminhando Para a Saúde, que busca incentivar a prática de atividades físicas com ginástica localizada, caminhada e alongamentos. Para receber as orientações profissionais, o interessado deve ser morador de Santo André, ter cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) e fazer a inscrição em uma Unidade Básica de Saúde.

ORDEM DO DIA

Além do projeto sobre as academias, foi aprovado, em primeira discussão, projeto de lei, de autoria do vereador Alemão Duarte (PT), que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal de Economia Solidária. As comissões de Finanças e de Justiça opinaram pela aprovação do projeto. Os demais itens da ordem do dia, composta por sete itens, foram adiados por uma sessão.

alt alt