Em destaque Legislativo Municipal aprova projeto de lei que institui o Dia Municipal da Economia Solidária

Os vereadores de Santo André aprovaram na sessão ordinária de quinta-feira (20/06), em segunda discussão, projeto de lei que institui o Dia Municipal da Economia Solidária. A matéria, de autoria do vereador Alemão Duarte (PT), visa instituir a comemoração no dia 15 de dezembro. A data marca o Dia Nacional de Economia Solidária e o nascimento do ativista ambiental Chico Mendes, que trabalhou pelo desenvolvimento sustentável.

De acordo com Alemão Duarte, a economia solidária é compreendida como um conjunto de atividades econômicas de produção de bens e de serviços realizados de forma coletiva e autogestionária. “Temos que valorizar os catadores, imagine como seria a nossa cidade se não houvesse quem fizesse esse trabalho de reciclagem? Esse é um tema que merece debate e apoio, nada mais justo do que essa data para marcar a importância desse trabalho”, disse.

A aprovação do projeto foi outra conquista relacionada ao setor, sendo que foi aprovado no mês de maio, no Legislativo, projeto de lei, também de autoria do vereador Alemão Duarte, que prevê a criação da Semana Municipal de Economia Solidária. A Câmara também promoveu seminário sobre a economia solidária, que contou com a presença de Roberto Marinho, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, que esclareceu os rumos do setor no Brasil, assim como as possíveis melhorias a serem realizadas na cidade de Santo André.

ORDEM DO DIA

A ordem do dia da sessão de quinta-feira contou com sete itens. O projeto sobre a instituição do Dia Municipal da Economia Solidária foi o único a ser votado, os demais itens foram adiados por uma sessão.