Em destaque Vereadores intensificam diálogo com prefeito e secretários

Vereadores intensificam diálogo com prefeito e secretários

O primeiro semestre de 2013 foi marcado pelos frequentes esclarecimentos de representantes da Prefeitura aos vereadores, sobre projetos e problemas enfrentados pela cidade. O prefeito Carlos Grana compareceu sete vezes na Câmara. Entre as ocasiões houve esclarecimentos sobre o Bilhete Único e o aumento do aluguel social. Também esteve presente em sessão solene comemorativa aos 460 de fundação de Santo André, além de algumas visitas informais.

Os vereadores receberam, em seus gabinetes, reclamações sobre os diversos pontos do município que estavam sem iluminação. O secretário da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), Paulinho Serra, foi convidado a prestar esclarecimentos sobre a empresa Terwan, responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade. Ao todo, o secretário compareceu sete vezes na Câmara. Paulinho Serra foi um dos secretários que mais visitou a Casa de Leis, depois do secretário de Gabinete, Tiago Nogueira.

O aumento do valor da taxa do lixo também foi motivo de reclamações dos munícipes, levando o Legislativo a buscar esclarecimentos com o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz. O diálogo resultou no envio de projeto visando desconto na taxa e futuras readequações na lei, que serão realizadas por uma comissão de representantes do Semasa e parlamentares no mês de agosto.

O secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Raimundo Salles compareceu à Câmara para divulgar a Jornada Cultural realizada na cidade. Nas visitas, o presidente da Câmara, Donizeti Pereira, incentivou os secretários a utilizarem a Tribuna, ao invés de se reunirem apenas com os vereadores. “Tivemos um grande avanço ao apoiarmos as falas dos secretários no Plenário, pois a sessão é transmitida pela TV Assembleia e a população tem a oportunidade de saber como andam os trabalhos das secretarias e também terem suas dúvidas esclarecidas”.

Os vereadores realizaram uma vistoria na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Na ocasião, conversaram com o superintendente da autarquia, Hélio Tomas Rocha, sobre as denúncias de irregularidades na concessão de boxes. As denúncias levaram à instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os últimos 20 anos de trabalhos da companhia, mas os vereadores não entraram em consenso com relação aos integrantes da comissão e a CPI se encontra suspensa, por decisão judicial.

altalt