Em destaque Parlamentares aprovam projeto do Polo Tecnológico

Parlamentares aprovam projeto do Polo Tecnológico

O projeto que institui o Polo Tecnológico em Santo André foi aprovado na sessão de terça-feira (13/08), na Câmara de Santo André, por unanimidade, pelos vereadores. Foi realizada somente uma emenda à matéria, que prevê que o projeto seja iniciado no prazo de 24 meses, caso contrário, o alvará autorizador será automaticamente invalidado. A emenda, proposta pelo vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT), também visa realização de audiências públicas, na forma regimental, sobre a instalação do parque.

A princípio, a matéria não estava na ordem do dia, mas foi realizado um requerimento de inclusão para o projeto entrar na pauta. A urgência na votação se deve ao fato da Prefeitura ter até o dia 16 de agosto para credenciar a cidade na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, Oswana Fameli, os vereadores contribuíram com um projeto que trará muitos benefícios à cidade. “A palavra da vez em Santo André é inovação. Existe a disponibilidade e a boa vontade de fazer com que a cidade alcance novos patamares nesse setor”, disse.

Sobre incentivos fiscais para as empresas que farão parte do parque, ela afirma que existem propostas de incentivos que,não necessariamente, sejam fiscais. “Estamos estudando e acho que podemos rever todos os tipos de incentivo que não mexam com o arrecadatório da cidade”, explicou. O secretário de Gabinete, Tiago Nogueira, disse que até o final do mês de agosto, devem ser protocolizados, no Legislativo, dois projetos sobre o parque, um deles sobre inovação e outro de incentivo. “Haverá um projeto sobre a criação de um centro de convenções que ainda está sendo estudado, para depois chegar à Câmara”, disse. Os vereadores Luiz Zacarias (PTB), Marcos Pinchiari (PT do B) e Ailton Lima (PTB), realizaram vistoria nas áreas que o parque será instalado.

INOVAÇÃO

Uma vez inscrita no programa, que abre inscrições somente a cada dois anos, a cidade poderá receber cerca de R$ 6 milhões para a implantação do parque. Oswana explicou os detalhes do projeto na Tribuna do plenário da Câmara, quando a sessão estava suspensa, e explicou os benefícios do empreendimento na cidade, como a geração de emprego e as diversas pesquisas que serão realizadas no complexo. “Em dois anos queremos estar com o parque pronto, ao menos já avançado na construção. Será um grande avanço para nossa cidade”, disse a secretária.

Oswana afirmou que há pelo menos 17 empresas de base tecnológica interessadas no empreendimento e que o Executivo ficará a disposição dos vereadores para a análise do projeto e para futuras vistorias nos terrenos que abrigarão o polo, que conta com duas áreas que totalizam 200 mil metros quadrados, sendo uma na Avenida dos Estados e outra na região do Campo Grande, no Parque Andreense.

Os dois lotes somam R$ 7,5 milhões em IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), segundo o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira. Os dois secretários disseram que irão comparecer na sessão em que o projeto será votado para esclarecer dúvidas sobre a matéria aos vereadores.