Em destaque Maçons são homenageados na Câmara de Santo André

Maçons são homenageados na Câmara de Santo André

A Câmara de Santo André celebrou o Dia da Maçonaria, em sessão solene realizada na última terça-feira (20/08). O ato, comemorado anualmente no Legislativo, foi presidido pelo vereador Toninho de Jesus (DEM) e teve como oradora a parlamentar Bete Siraque (PT). O secretário de Gabinete da Prefeitura, Tiago Nogueira, representou o prefeito Carlos Grana (PT) durante a solenidade.

Ao todo foram homenageadas seis integrantes da Maçonaria, entre eles, Paulo Silas Castro de Oliveira, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidente do Conselho Kadosh Filosófico do Rito Moderno para o Estado de São Paulo. O maçom discursou na tribuna em nome dos colegas e contou um pouco da história da entidade. A Maçonaria é uma sociedade fraternal de 800 anos. De caráter universal, seus membros cultivam os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma entidade filosófica.

“Os maçons de hoje constroem templos interiores, bem como uma sociedade melhor, fraterna e igualitária. A Maçonaria veio para o Brasil por meio de Dom João Sexto. Trata-se de uma instituição universal de aperfeiçoamento humano. Tão importante, que foi designado o dia 20 de agosto para comemorar a existência dessa sociedade”, contextualizou o conselheiro da OAB.

Bete mencionou sua satisflação em ser oradora oficial da solenidade, especialmente pelo fato de que a Maçonaria é uma instituição predominantemente composta por homens. “Seria impossível em tão pouco tempo falar sobre todos os feitos históricos envolvendo a ordem maçônica. Contudo, vou me ater a um dos princípios, senão, o maior deles que foi a abolição da escravatura – tema que ainda hoje permanece vivo na sociedade”, declarou Bete. A parlamentar chegou a contar um pouco da história da Maçonaria no Brasil e citou grandes escritores envolvidos com a filosofia, como o próprio Castro Alves.

A sessão solene contou ainda com a apresentação da Orquestra Versolato. A celebração vem de um decreto legislativo, criado em 2001, pela ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer (PTB).

altalt