Em destaque Vereadores comemoram os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

A Câmara Municipal comemorou os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá – completos na última segunda-feira (23/09). Para celebrar a data, foi realizada sessão solene que reviveu os tempos de luta e glória da entidade. O ato foi presidido pelo vereador Almir Cicote (PSB), que compôs a mesa diretora ao lado do ex-prefeito e atual secretário de Governo, João Avamileno, que representou o prefeito Carlos Grana (PT), além do presidente do Sindicato, Cícero Martinha.

Logo no início do evento foi exibido vídeo institucional que conta a história do Sindicato, abordando as principais pautas de reivindicações, piquetes, Ditadura Militar, além de importantes atores que contribuíram para o fortalecimento da entidade, como o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ao fim do vídeo, foram apresentadas algumas imagens do ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Santo André, José Cicote (PSB), que faleceu no último fim de semana, com 76 anos de idade. Em seguida o vereador, Cicote discursou.

“Cada etapa da história do Brasil tem um DNA do Sindicato. Desde sua fundação, a entidade teve influência no processo político do País e da cidade”, ressaltou Cicote, que ao fim do discurso citou o ex-diretor do Sindicato, o saudoso Adonis Bernardes, que faleceu em decorrência de uma anemia falciforme. Também falou sobre o seu pai, mais conhecido como Cicotão. “Seu legado como deputado, vice-prefeito e líder sindical ficarão marcados nessa entidade como exemplo de determinação. O legado de pai ficará como bússola em minhas atitudes na vida pública e no seio familiar”, afirmou.

Durante o evento foi feita entrega de algumas homenagens por parte do Sindicato. O primeiro a receber o reconhecimento foi João Izídio da Silva, sócio mais antigo em atividade, com 46 anos de participação na entidade; em seguida foi a vez de Sônia Aparecida dos Santos Portognieri, sócia mais antiga em atividade, com 28 anos de participação sindical. Por último foi homenageado William Jesus Santos, como sócio mais jovem, com seis meses de Casa.

“Poucas entidades no Brasil tem o privilégio de comemorar 80 anos de existência e participação ferrenha na defesa do interesse daqueles que mais precisam – os trabalhadores. A vida nos traz momentos de tristeza, alegria e reflexão. Eu dizia que nosso papel nunca foi, apenas, defender o interesse imediato. Lutamos, desde o início, por melhores salários e condições de trabalho, de maneira organizada”, declarou Martinha.

Histórico

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá nasceu junto com o voto feminino, em 1933, sendo considerado o mais antigo do ABC. Sua história está inserida nas grandes questões nacionais, além de pioneirismo em lutas que depois se tornaram bandeiras do movimento sindical brasileiro, a exemplo da mobilização pela jornada de 40 horas, iniciada nos anos 80.

altalt