Em destaque GCM reivindica melhores salários e condições de trabalho

GCM reivindica melhores salários e condições de trabalho

Integrantes da Guarda Municipal de Santo André fizeram protesto pacífico no Legislativo andreense, na última quinta-feira (26/09), para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. O grupo levou faixas, cartazes e até um nariz de palhaço, tudo para agendar reunião com time de secretários do prefeito Carlos Grana (PT), na segunda-feira (30/09). De acordo com o guarda da terceira classe José Pedro da Silva, o objetivo é chamar a atenção das autoridades para a criação de um novo estatuto e aumento salarial que chegue a R$ 2,3 mil. A corporação chegou a enviar proposta ao Executivo, no início do ano, mas, segunda Silva, não houve retorno.

O vereador Alemão Duarte (PT) chegou a fazer contato com o Executivo e deixou pré-agendada reuniões para os dias 21 e 29 de outubro, a fim de analisar a proposta dos guardas. No entanto, alguns vereadores e profissionais de segurança acharam a data muito distante. Recentemente, o grupo esteve na Câmara de Santo André para audiência pública que debateu a situação da GCM no município. Na ocasião, foi exibido vídeo que expôs uniformes, armamentos e até guaritas em más condições de uso. A cidade conta com 773 agentes de segurança e 88 viaturas. “Lutamos por um novo estatuto há 20 anos. Faz 13 anos que sou GCM terceira classe e recebo salário de R$ 1,4 mil”, ressaltou Silva.

Muitos dos vereadores fizeram discurso na tribuna em apoio à causa dos profissionais. Um deles foi o Sargento Lôbo (PDT). “Muitos guardas não tem casa própria, moram de aluguel e, diariamente, estão na rua, fazendo hora extra, para garantir o sustento. Chega de protelar, vamos trazer um posicionamento concreto”, afirmou o parlamentar, mencionando ainda que a cidade pode virar um caos, caso o patrulhamento seja retirado das ruas, com possível ameaça de greve.

Questionado sobre o protesto, o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira, disse que o governo pretende valorizar ainda mais a GCM. No entanto, para este ano, não haverá reajuste. “Parte das reivindicações são muito justas. Inclusive, estamos discutindo um plano mais global com algumas categorias. Vamos debater propostas para vigorar o ano que vem. Não temos nenhum problema em receber a corporação”, adiantou Nogueira.

Sessão Ordinária

A ordem do dia da última quinta-feira contou com total de 15 itens. Foi aprovado, em segunda discussão, projeto de lei que visa denominar Praça Nicolau de Gennaro a rotatória com área verde localizada na confluência das ruas Caminho do Pilar e Dom Silvério Pimenta, na Vila Scarpelli; denominação da Praça Chico Xavier a área localizada na rua Albert Einstein, ao lado do nº 141 até o início da rua Muritinga, na Vila Valparaíso, aprovado em segunda discussão; instituição do Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos no Município, aprovado em segunda discussão; e a alteração da denominação de Parque Natural do Pedroso Prefeito Lincoln Grillo para Parque Natural Municipal do Pedroso Prefeito Lincoln Grillo, aprovado em primeira discussão. O restante dos itens foi adiado.