Em destaque Grana apresenta no Legislativo a peça orçamentária para 2014

Grana apresenta no Legislativo a peça orçamentária para 2014

A Câmara de Santo André recebeu, na última segunda-feira (01/10), Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2014. Com isso, o líder do Executivo, Carlos Grana (PT), esteve no Legislativo para explicar o conteúdo do documento. “Estamos estimando receita de R$ 3,2 bilhões, portanto um crescimento projetado de 36% na receita global em comparação com 2013 (R$ 2,4 bilhões). Pretendemos ainda, antes do fim do ano, apresentar minirreforma, em que serão criadas algumas secretarias sem aumento de custo”, afirmou Grana. As secretarias previstas são: Direitos Humanos, Mulheres, Trabalho, Cultura de Paz e Esporte.

O orçamento da Câmara para 2014 deve ser reduzido, já que o valor estimado é de R$ 53,5 milhões, diferente da receita atual de R$ 56,4 milhões. Conforme explicou Grana, a adequação faz parte de uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A previsão é que neste ano o Legislativo devolva R$ 10 milhões, sendo que o valor deve ser usado para cobrir o rombo nos cofres da administração. De acordo com o presidente, Donizeti Pereira (PV), a Casa sempre tem devolvido valor significativo e isso não prejudica os trabalhos. “O pessoal da Prefeitura acompanha a execução orçamentária da Câmara – que tem hoje superávit de R$ 10 milhões, aproximadamente”, ressaltou Pereira.

Durante a visita, Grana chegou a anunciar que cada parlamentar terá R$ 210 mil em emendas. Contudo, se colocou a disposição para negociar o valor. Durante os três primeiros anos de gestão, o ex-prefeito Aidan Ravin (PTB) chegou a conceder R$ 210 mil anuais em emendas. No entanto, no último ano de governo resolveu vetar a verba, já que alguns vereadores propuseram valores altíssimos, que chegavam a R$ 30 milhões. Este ano, o vereador Roberto Rautenberg (PTB) chegou a defender que cada parlamentar deveria ter R$ 2,5 milhões em emendas, totalizando R$ 52,5 milhões.