Em destaque Câmara inaugura a exposição “45 Anos de História e Participação Popular”

Câmara inaugura a exposição “45 Anos de História e Participação Popular”

Não faltou saudosismo e boas lembranças durante o lançamento da exposição “45 Anos de História e Participação Popular”, realizado no Espaço Permanente de Fotografia João Colocatti, na Biblioteca Nair Lacerda, na noite desta quinta-feira (03/10). A solenidade contou com as presenças do prefeito Carlos Grana (PT); do secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Raimundo Salles (PDT); do presidente da Câmara Municipal, Donizeti Pereira (PV); do ex-vereador Emílio Pires Magalhães; demais parlamentares; e funcionários da Casa de Leis. O fotógrafo Rivaldo Gomes é o curador da exposição, que se estenderá durante todo o mês de outubro.

A mostra reúne total de 85 fotografias, que reproduzem importantes momentos do Legislativo – após sua mudança para o Centro Cívico da Cidade. Até então, a sede da Câmara funcionou em lugares distintos, como na cidade de São Bernardo do Campo; na rua Coronel Alfredo Fláquer e na rua Coronel Oliveira Lima, ambas em Santo André. Entre os momentos celebres registrados na exposição estão: a vistoria dos vereadores nas obras do Paço Municipal, em 1966; escolha dos gabinetes no projeto da nova Câmara, em 1968; inauguração do Ginásio Pedro Dell’Antonia, em 1964; assinatura do contrato da construção do Estádio Bruno José Daniel, em 1967; entre outras.

Rivaldo Gomes foi um dos primeiros a discursar durante a solenidade. Ele contou um pouco da experiência em reunir, entre tantas imagens, aquelas que definiam melhor toda história e trajetória de importantes nomes políticos. Em seguida, foi à vez de uma das funcionárias mais antigas, Mirtes Miguel da Silva, falar em nome dos colegas. Vale lembrar, que a Câmara conta com 400 funcionários, aproximadamente. No entanto, cerca de 2 mil pessoas trabalharam na Casa desde a inauguração do prédio. “Sinto-me lisonjeada em representar os funcionários neste momento tão especial. A Câmara tem muitas histórias para contar, somos uma família”, salientou a assistente técnica legislativa.

Em seguida, Salles mencionou os desafios à frente da secretaria de Cultura e parabenizou a Câmara pela mostra, entregando ao presidente do Legislativo uma réplica em miniatura do Monumento ao Trabalhador, inaugurada no Paço há uma semana. A obra é de autoria da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. De acordo com Donizeti, é difícil resumir em algumas palavras a importância dos 45 anos do prédio, bem como toda a trajetória política que ocorreu na Casa. “É um momento de nostalgia e de muita felicidade, pois essas fotos nos fazem voltar no tempo e perceber a importância que muitos gestores tiveram para o crescimento da cidade, além da participação popular”, observou Pereira.

O último discurso da noite foi o do prefeito, que cumprimentou todos os presentes e lembrou-se de momentos importantes ocorridos no município, alguns deles passados no Legislativo. “Não tive a oportunidade de ter sido vereador, porém, como chefe do Executivo eu tenho visitado diversas vezes a Câmara. Tenho um grande apreço por muitas das autoridades resgatas nas fotos que compõem a mostra. São lembranças boas, de pessoas que deixaram seu legado e são observadas com muito carinho e admiração”, afirmou Grana.

Serviço:Exposição “45 Anos de História e Participação Popular”

Período: de 03 a 31 de outubro
(2ª a 6ª das 8h às 18h e sábado das 8h às 13h)
Local: Biblioteca Nair Lacerda
(Paço Municipal – Praça IV Centenário, s/nº, Centro de Santo André).
Entrada Franca

Confira fotos da inauguração da mostra:

altalt