Em destaque Idosos são homenageados pelos vereadores

Idosos são homenageados pelos vereadores

Em muitas ocasiões a imagem do idoso foi representada por um senhor de bengala, porém, esse conceito tem mudado nos últimos tempos. A terceira idade esteve em peso no plenário da Câmara Municipal para sessão solene que comemorou o "Dia do Idoso" e provaram que essa é a melhor idade. A mesa diretora foi composta pelo presidente do Legislativo, Donizeti Pereira (PV); pelo ex-prefeito e atual secretário de Governo, João Avamileno, que representou o prefeito Carlos Grana; pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Ilda Maria Cesar; pelo delegado de polícia de Proteção ao Idoso, Darci Freitas; e pela vereadora Bete Siraque (PT).

A solenidade teve início com a exibição de vídeo sobre a terceira idade. Posteriormente, foi iniciada entrega de homenagens. A primeira a receber o reconhecimento foi Terezinha Gamba Pafundi, nascida em Santo André em 1943 e teve sua trajetória voltada ao auxílio de pessoas idosas. A próxima homenageada foi Gisele Smith, que atualmente coordena o grupo Vida Amor e Riso, instituição responsável pela formação e capacitação de cuidadores; em seguida foi à vez de Milton Tirapani, presidente da diretoria executiva do grupo Força Viva. Por último, Orlene Itamar Alvares foi lembrada por sua trajetória a frente do grupo Vivendo e Aprendendo.

Pereira chegou a arrancar risos dos presentes ao ler um trecho de uma redação, bastante inocente, que foi escrita por uma criança de oito anos de idade. Em um dos trechos ela cita que os “avôs quando saem para passear andam devagar e não pisam nas flores e nem nas lagartas. Geralmente são gordos, mas ainda conseguem amarrar os sapatos”. Pereira fez das palavras da garota as dele. “Disponibilidade, carinho e dedicação – os idosos sabem retribuir como ninguém o amor e a experiência de vida. Se pudéssemos entender a história por trás de cada cabelo branco, sem dúvida, haveria mais respeito”, mencionou o presidente da Casa.

No dia primeiro de outubro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas, sendo que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, por meio da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

altalt