Em destaque Legislativo realiza sessão especial à Comunidade Nordestina

Legislativo realiza sessão especial à Comunidade Nordestina

A Câmara de Santo André promoveu sessão solene em homenagem à Comunidade Nordestina. O ato foi realizado nesta terça-feira (08/10), no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho, às 19h. O vereador Tonho Lagoa (PRP), que é natural da região Nordeste, presidiu os trabalhos ao lado do conterrâneo, o parlamentar Alemão Duarte (PT) – orador oficial do ato. A mesa diretora foi composta pela vice-prefeita Oswana Fameli, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); o representante da comunidade nordestina Antônio Barroso Loiola; e o vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar.

Também estiveram presentes os parlamentares Ailton Lima (PTB), Bahia (DEM), Luiz Zacarias (PTB) e Cosmo do Gás (PDT). A noite de comemorações foi embalada pelas belas poesias de Chico Brasil. Em seguida, foram homenageados alguns membros da comunidade nordestina, entre eles, Aldenoura Alzira Alves, conhecida como Dona Tete, que nasceu no estado do Piauí e, aos quatro anos de idade, mudou-se com a família para Santo André; e James de Medeiros, que nasceu em Alagoas e partiu para Santo André, em 2000, trabalhando durante dez anos no setor hoteleiro. O também cantor Frank Aguiar fez uma breve saudação e convidou o músico Francis Lopes para cantarem juntos.

“Estou muito feliz com essa oportunidade. Quero agradecer a Santo André por ter me recebido em 1989. Essa sessão solene ficará para a história da nossa cultura nordestina”, ressaltou Lagoa. Em seu discurso, Duarte mencionou que o nordestino é, antes de tudo, um homem forte, conforme foi descrito pelo escritor Euclides da Cunha, no livro Os Sertões. “Aqui estamos para prestigiar uma parcela de representantes da comunidade nordestina. Terra do forró, de pessoas alegres. Saudades de um nordeste cheio de luta e de pessoas que transformou toda uma sociedade”, declarou o vereador.

O dia 8 de outubro é considerado, por lei, o Dia do Nordestino. A comemoração foi instituída por meio da Lei 14.952/2009, em São Paulo. O motivo de a homenagem ter sido criada é o fato de a cidade concentrar o maior número de nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Segundo fontes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Grande São Paulo, 82% da população têm sua origem nos estados do nordeste e norte.

Entre os nordestinos que fizeram história no País estão o sanfoneiro, Luiz Gonzaga, o primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e tantos outros que enriqueceram nossa história.

altalt