Em destaque Vereadores andreenses aderem ao Outubro Rosa

Vereadores andreenses aderem ao Outubro Rosa

O Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, tomou conta da Câmara de Santo André, na última quinta-feira (10/10). Voluntárias da Associação Viva Melhor – Mulheres Mastectomizadas estiveram na Casa entregando o símbolo da campanha para os vereadores e público presente. A presidente da entidade, Vera Emília Teruel, discursou na tribuna e aproveitou para lembrar que todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), no município, estarão de portas abertas oferecendo exames gratuitos de mama e colo do útero, até o fim do mês.

“Voluntárias farão caminhada de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A marcha se concentrará no Paço de Santo André, no dia 27 de outubro, às 8h, seguindo para o Parque Celso Daniel”, ressaltou Vera. A presidente ainda se referiu ao Hospital da Mulher como referência no município e região. “Lá as mulheres são muito bem atendidas, no entanto, precisamos ampliar ainda mais os serviços prestados no local”, afirmou. Na última sexta-feira, as voluntárias estiveram no calçadão da rua Coronel Oliveira Lima. Entre os serviços da entidade destacam-se a confecção e doação de próteses externas; empréstimos de perucas; palestras; orientação preventiva; consultas; entre outros.

O convite para que as voluntárias estivessem na Câmara partiu do vereador Marcos Pinchiari (PT do B), que ao fim do discurso de Vera, reuniu o grupo e entregou flores. “Tenho me dedicado as questões do câncer de maneira geral, principalmente ao câncer bucal. Sou um voluntário nesse Outubro Rosa. Nós, vereadores, temos que batalhar sempre para que a cidade possa abraçar essa causa. Não podemos perder ninguém por dependência de serviços oncológicos”, declarou Pinchiari. Cerca de 240 mulheres foram vítimas fatais do câncer de mama em 2011, sendo que para este ano são esperados 52,6 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Sessão Ordinária

A ordem do dia contou com total de dez proposituras. Foi aprovado, em primeira discussão, Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a denominação de “Travessa Sesmarias”, o logradouro do Jardim Telles de Menezes, no município. O restante dos itens foi adiado.