Em destaque Legislativo andreense celebra o Dia do Vereador

Legislativo andreense celebra o Dia do Vereador

Muitos parlamentares não contiveram a emoção, ao relembrar importantes momentos no Legislativo andreense. Foi diante dessa nostalgia que a Casa de Leis promoveu sessão solene em comemoração ao Dia do Vereador, realizada no Plenário João Raposo Rezende Filho – Zinho, na última terça-feira (15/10). Para o ato foram convidados os presidentes dos demais Legislativos da região, além de outras autoridades.

A solenidade foi presidida pelo vereador Donizeti Pereira (PV) e teve como orador oficial o parlamentar José Montoro Filho, o Montorinho (PT), que completa sete legislaturas – sendo um dos vereadores mais antigos da Casa. A mesa diretora foi composta pelo prefeito Carlos Grana (PT) e sua vice Oswana Fameli (PRP); o ex-presidente da Câmara no biênio 1995/1996, Joaquim Henrique dos Santos, que representou todos os ex-vereadores; e a parlamentar Elian Santana (PT do B).

Logo no início da sessão, a equipe da vereadora Elian providenciou a entrega de diplomas aos atuais e ex-parlamentares como forma de homenageá-los. Montorinho foi um dos primeiros a discursar na tribuna e, bastante emocionado, fez questão de frisar a importância do papel do vereador. “Como é difícil essa passagem pela Câmara. Muita gente acha simplório, mas é uma tarefa bastante complexa. Primeiro vem à disputa para chegar até aqui. Nosso papel é, também, fiscalizar os atos do Executivo, acompanhar a peça orçamentária para saber se o prefeito está cumprindo com o que foi assumido. O vereador é o primeiro a ter contato com a população”, ressaltou o petista. O ato contou ainda com apresentação do coral da OAB, regido pelo maestro Samuel Inácio da Silva.

Grana lembrou-se do primeiro vereador que conheceu, ainda quando criança, que foi Antenor Biolcatti. Ele já tinha sido diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema e foi vereador do bairro onde o petista morava. “Épocas difíceis de ser vereador, no período do golpe militar. Também é muito bom rever o nosso querido Franco Masiero. Quando eu estava na pastoral da juventude, ele era padre da comunidade Joana Darque, e presidiu essa Casa com tamanho brilhantismo. É muito bom fazer essa volta ao passado e observar o reconhecimento de muitos vereadores por sua trajetória de sucesso”, afirmou o líder do Executivo.

Ao fim da sessão, Pereira convidou os presentes para comparecer ao Legislativo, no dia 29 de outubro, para prestigiar homenagem ao ex-vereador Franco Masiero, que receberá título de cidadão andreense. “É uma grande responsabilidade ser vereador nesta Casa, depois de ouvir tantas histórias de parlamentares que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Só posso desejar que Deus dê a vocês muitos anos de vida e que essa simples homenagem seja um reconhecimento por tudo aquilo que fizeram. Que possamos levar esse legado à diante”, mencionou o presidente.

Para celebrar os 45 anos do prédio do Legislativo, está sendo realizada exposição “45 Anos de História e Participação Popular”, com curadoria do fotógrafo Rivaldo Gomes. A mostra se estende até o fim do mês, no Espaço Permanente de Fotografia João Colocatti, na Biblioteca Nair Lacerda.

alt alt

altalt