Em destaque Câmara concede homenagem aos professores

Câmara concede homenagem aos professores

Melhores salários, bem como educação de qualidade, tem sido a luta de muitos professores em todo o Brasil. Esta e outras reivindicações foi o que motivou série de profissionais a tomar as ruas das cidades para protestarem. Foi diante da importância do papel do professor na sociedade, que a Câmara de Santo André, por meio da vereadora Bete Siraque (PT), realizou sessão solene em comemoração ao Dia do Professor, realizado no Plenário João Raposo Rezende Filho – Zinho, na última quarta-feira (16/10). A mesa diretora foi presidida por Bete, sendo composta também pelo diretor da Secretaria de Educação, Nelso Stepanha, representando o prefeito Carlos Grana (PT); além do presidente do Sindicato dos Professores do ABC, José Jorge Maggio.

Logo no início da sessão foi exibido vídeo em homenagem aos professores. Em seguida, Bete, que também foi oradora oficial do evento, discursou na tribuna. Para a vereadora, é importante agradecer os mestres – pessoas que tem se dedicado a grande tarefa de educar. “O dia 15 de outubro, Dia do Professor, também é uma data para reflexão, pois a luta continua. Precisamos garantir melhores salários, condições de trabalho e que a qualidade social da educação se efetive em nossas ações cotidianas. O papel do professor garante que as transformações tão sonhadas sejam alcançadas”, afirmou Bete. Durante a cerimônia, foram entregues placas em reconhecimento ao trabalho de representantes da rede municipal, universidade, sindicato e outras entidades.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil, baixou decreto que criou o Ensino Elementar. A ordem previa que, “vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava da descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Foi somente em 1947, 120 anos depois, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Hoje em dia os professores estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram. Ele foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.

altalt