Em destaque Legislativo cancela audiência pública sobre o Poupatempo

Legislativo cancela audiência pública sobre o Poupatempo

A Câmara Municipal de Santo André cancelou a audiência pública, solicitada pelo vereador Luiz Zacarias (PTB), que tinha por objetivo debater a instalação do Poupatempo na cidade. O ato estava previsto para acontecer nesta segunda-feira (21/10). A justificativa para anular a sessão foi o anúncio feito pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que sacramentou a instalação da autarquia no Atrium Shopping, construído na Avenida Gionanni Battista Pirelli, na Vila Homero Thon. Alckmin fez o anúncio durante sua passagem por Santo André, essa semana. O tucano assinará, na próxima quinta-feira (24/10), termo de convênio que formaliza a parceria para construção do equipamento.

De acordo com o presidente da Casa, Donizeti Pereira, os vereadores analisarão o novo cenário político em torno do Poupatempo e, dependendo do andamento da instalação da autarquia, a Câmara marcará audiência. “Os vereadores estavam dispostos a debater, junto com a população, qual era o melhor local para a instalação do Poupatempo, aja visto que o terreno da Rhodia estava liberado para receber o equipamento. Diante do anúncio feito pelo governador resolvemos cancelar a audiência”, explicou Pereira.

O vereador Luiz Zacarias não descarta marcar uma nova audiência para debater o impacto da instalação do Poupatempo na cidade. “Queremos sim um Poupatempo, pois é importante para a população. Mas o debate tem que acontecer com o munícipe, o diálogo é fundamental”, disse o vereador.

O objetivo da audiência era discutir o local a ser instalado, já que estava tudo certo para que o Poupatempo ocupasse o terreno da Rhodia Têxtil S.A, no bairro Bangú, área que pertence à Prefeitura, comprada durante a gestão do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), por R$ 8,3 milhões. O terreno possui 4,5 mil metros quadrados e vários laudos foram feitos para verificar possível contaminação, que posteriormente foi descartada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

A Casa de Leis chegou a ter uma Comissão de Assuntos Relevantes do Poupatempo, composta pelos parlamentares Edson Sardano (PTB), Donizeti Pereira (PV), Elian Santana (PT do B), Almir Cicote (PSB) e Cosmo do Gás (PDT), para tratar do assunto. Em agosto deste ano, o prefeito Carlos Grana (PT) se preparava para enviar à Câmara projeto que autoriza a doação do terreno, no bairro Bangú, ao governo do Estado para construção da autarquia.