Em destaque Dentistas são homenageados na Câmara de Santo André

Dentistas são homenageados na Câmara de Santo André

O Legislativo comemorou o Dia do Dentista, com sessão solene realizada no Plenário João Raposo Rezende Filho – Zinho, na última terça-feira (22/10). O ato teve como presidente e orador o vereador Marcos Pinchiari (PROS). A mesa diretora foi composta pela coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Leila Aparecida Cheachire, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); o presidente estadual do Conselho Regional de Odontologia, Claudio Yukio Miyake; o presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – Regional Santo André, João José Gitti; e o vereador de São Bernardo, Fabio Landi.

Logo no início da sessão foi exibido vídeo em homenagem aos dentistas. A solenidade foi embalada pelas vozes das crianças que compõem o coral do Projeto Jeda. No total, sete pessoas receberam diplomas de honra ao mérito, sendo um deles Viriato Gomes de Souza, pai da dentista Cinthya Moutinho de Souza – que foi queimada viva por ladrões que invadiram sua clínica, em São Bernardo do Campo, em abril deste ano. Os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória de Cinthya. As esposas dos homenageados receberam buquês de flores.

Gitti aproveitou a ocasião para ressaltar o trabalho desenvolvido pelos membros da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), bem como todos os profissionais que atuam na cidade. “Sempre batalhamos para fazer com que nossos associados se aprimorassem. Nossa representação está aumentando. Fizemos em conjunto com a prefeitura de Santo André o projeto “Voltar a Sorrir”, confeccionando mil próteses dentárias. Com isso, muitas pessoas voltaram a se posicionar na sociedade”, afirmou o presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Santo André.

“É fácil falar sobre aquilo que praticamos diariamente, mas ao mesmo tempo, é difícil, pois, a emoção toma conta do nosso coração e da nossa mente. Esse cirurgião dentista que vos fala tanto ama essa profissão que deve a ela a própria vida. Meus pais se conheceram na Faculdade Bandeirante de Odontologia, em Bragança Paulista. Eu e minha irmã crescemos dentro de um consultório odontológico”, contou Pinchiari. O vereador chegou a enfatizar o amor de muitos pela profissão, que trabalham de fim de semana e até em feriados, para atender a urgência de um paciente.

O Dia Mundial do Dentista é comemorado em 25 de outubro. A primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos. Até o século XIX a prática da odontologia era efetuada por cirurgiões e barbeiros, quando físicos e médicos europeus começaram a exercer a profissão no Brasil. As atividades resumiam-se à extração dos dentes sem anestesia, curativo de fístulas dentárias, tratamento das cáries com aplicação de remédios tópicos. Contudo, ainda no século XVIII dentes extraídos já eram substituídos por postiços, presos aos naturais com grampos de metal. Os postiços eram humanos ou talhados em osso, marfim ou massa endurecida. A profissão está ligada à história brasileira devido ao dentista Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que atuou durante a Inconfidência Mineira.

altalt