Em destaque Dia da Pessoa com Deficiência é comemorado com sessão solene na Câmara

Dia da Pessoa com Deficiência é comemorado com sessão solene na Câmara

Portadores de necessidades especiais provam, a cada dia, que é possível vencer desafios. Não existem barreiras para um mundo que se moderniza para a inclusão social. Foi com esse intuito que a Câmara de Santo André promoveu sessão solene para celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência, realizado na última quarta-feira (23/10), no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho. O ato foi presidido pelo vereador Donizeti Pereira (PV) e teve como orador o vice-provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais da Província São Francisco de Assis do Brasil, frei Nestor Marin. Também esteve presente o ex-prefeito da cidade e atual secretário de Governo, João Avamileno.

Durante a solenidade foi exibido vídeo institucional sobre o trabalho realizado no Centro de Reabilitação e Equoterapia Cidade dos Meninos, com sede em Santo André, que acolhe crianças e adolescentes de baixa renda. Em seguida, o grupo de dança, que pertence a Cidade dos Meninos, se apresentou com participação dos professores e coreógrafos Adalgisa Fernandes e Frederico Andrade, além dos terapeutas Robson Mattos, Claudia Garcia, Erika Haga e Rosangela Gonçalves. “Vivemos em tempos de mudança, de violência e desigualdade. No entanto, estamos sempre promovendo a esperança. O trabalho com os cavalos é capaz de gerar acolhimento, esperança e inclusão, valores preciosos”, ressaltou Marin em seu discurso.

Alunos da Associação dos Deficientes Auditivo-Visuais e Deficientes Auditivos (Adavida) também se apresentaram no plenário. Sob a regência da professora Cristiane Calciolari, o grupo interpretou em sinais de libra a música “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia. O presidente da Casa de Leis entregou troféu como forma de homenagem ao frei Josemar Bertes Machado, gestor do Centro de Reabilitação e Equoterapaia Cidade dos Meninos. Após a homenagem os alunos do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência fizeram apresentação musical. “Essa sessão solene renova nossas forças para continuar defendendo e batalhando em prol das pessoas com deficiência. O poder público precisa fazer sua parte. Avançamos muito nos últimos 10 anos, mas há muito ainda o que conquistar”, disse o presidente da Casa de Leis.

Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência, sendo que 90% das crianças portadoras de necessidades especiais não frequentam a escola. Os direitos das pessoas com deficiência têm sido uma prioridade na agenda das Nações Unidas durante pelo menos três décadas. Mais recentemente, após anos de esforços, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foi adotada em 2006 e entrou em vigor em 3 de maio de 2008. A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência tem como objetivo reabilitar o portador em sua capacidade funcional e desempenho, protegendo a saúde, bem como prevenindo agravos. Vale lembrar que os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988.

altalt