Em destaque Câncer de mama é tema de audiência pública no Legislativo

Câncer de mama é tema de audiência pública no Legislativo

O mês de outubro está chegando ao fim e com ele a campanha Outubro Rosa, que conscientiza mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Na manhã desta sexta-feira (25/10), a vereadora Bete Siraque (PT), na companhia de outras voluntárias, fez caminhada pelo combate ao câncer de mama. O trajeto teve início na Praça do Carmo, em Santo André, seguindo em direção a Câmara Municipal, onde foi realizada audiência pública para debater os problemas relacionados à doença. Para o ato foram convidados o secretário de Saúde da Prefeitura, Homero Nepomuceno; a presidente da instituição Viva Melhor, Vera Emilia Chiavelli Teruel; a assessora de Políticas para Mulheres de Santo André, Silmara Conchão; o deputado federal Vanderlei Siraque (PT); e outros.

De acordo com o secretário de Saúde, a demanda do município é de 2 mil mamografias mês, aproximadamente. Conforme explicou, a área da saúde tem sido bastante contemplada em audiências públicas, sendo que parcerias com o governo do estado e federal têm sido fundamental para ampliar os diversos serviços na área. Para o médico, o debate é importante no sentido de refletir, traçar planos e metas para o desenvolvimento de programas no município. “A Secretaria de Saúde, e outras secretarias parceiras, tem se esforçado muito, contando sempre com o apoio do prefeito Carlos Grana (PT). Até o fim do ano vamos trabalhar bastante e executar muitos projetos”, ressaltou. Nepomuceno citou a recente inauguração do Centro de Especialidades Odontológicos, no bairro Santa Terezinha, o segundo em Santo André.

A manhã de debates contou ainda com palestra do médico mastologista do Hospital da Mulher, Guerino Barbalaco, que deu panorama geral sobre o câncer de mama na cidade. Durante todo mês, a rua Coronel Oliveira Lima foi iluminada com a cor rosa que é mote da campanha, além de departamentos da cidade e região. Os últimos dias foram marcados por atividades, como caminhada, mutirões de exames e palestras, além do incentivo do acompanhamento médico e do autoexame. Voluntárias do Viva Melhor chegaram a participar de sessão ordinária no Legislativo andreense, onde entregaram aos vereadores o símbolo do câncer de mama. “O mandato de um parlamentar tem que contribuir com ações como esta, promovendo audiência pública, fazendo o debate e valorizando quem faz bem feito. Existem políticas públicas, pessoas interessadas e comprometidas com a causa”, declarou a vereadora Bete.

As sete cidades realizaram mais de 36,3 mil mamografias até setembro deste ano. O exame é o único utilizado para diagnosticar a doença em sua fase inicial, o que aumenta as chances de cura. Mais de 250 mulheres foram diagnosticadas com câncer este ano no ABC. Em Santo André, só neste ano, 12 mil mulheres fizeram mamografia. A cidade conta com um aparelho no Hospital da Mulher e também utiliza os serviços da Fundação do ABC/Faculdade de Medicina do ABC, do Centro Radiológico e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A espera para realização do procedimento tem sido, em média, de 30 e 45 dias. O câncer de mama é o segundo principal câncer entre as mulheres.

altalt