Em destaque Franco Masiero emociona ao receber título de cidadão honorário

Franco Masiero emociona ao receber título de cidadão honorário

Foi na presença de grandes amigos e de belas recordações, que o ex-vereador da Câmara de Santo André, Franco Masiero, recebeu título de cidadão honorário. A sessão solene, realizada na última terça-feira (29/10), no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho, teve como presidente o vereador Luiz Zacarias (PTB). Na ocasião, o secretário de Administração e Modernização, Antonio Leite, esteve presente representando o prefeito Carlos Grana (PT). A noite foi embalada pelos instrumentistas da Camerata Andreense e das vozes do Coro da Cidade de Santo André.

Logo no início do evento, foi exibido vídeo sobre a trajetória de Masiero, mantido sob segredo até a chegada da solenidade. Em seguida, Zacarias convidou o também ex-vereador da Casa, Joaquim Henrique dos Santos, a fazer uso da tribuna. “A história é inesquecível, mas não pensem que tudo foram flores. A passagem do senhor Masiero nessa Casa foi feita com muita força, ele foi um herói. Nós tivemos debates, abates e até combates durante o tempo em que estivemos juntos”, declarou Santos, que recebeu das mãos dos parlamentares importante homenagem.

Masiero nasceu na Itália, na pequena cidade de Salzano, localizada na região de Vêneto, província da bela Veneza, no dia 21 de janeiro de 1940. Ordenado padre, no Brasil foi o vigário mais jovem a assumir uma catedral, a Catedral do Carmo, em Santo André, com apenas 26 anos de idade, tendo exercido o sacerdócio católico de 1966 a 1982.

Ainda como padre, foi eleito pela primeira vez vereador. Após, nos pleitos subsequentes, sendo reeleito outras vezes cumprindo mandatos ininterruptos de 1983 a 2000. É sua a frase “Fiz uma opção de ser sacerdote para o resto da vida. Chega um momento que você faz uma opção de servir este mesmo povo num outro campo que é o político”. (Almanaque de Vereadores-1892-2008-Ademir Medici).

Franco Masiero foi eleito presidente da Câmara em dois biênios 1991/1992 e 1993/1994. Sob seu comando foi elaborada a Lei Orgânica do Município, popularmente conhecida como Constituição Municipal. No decorrer da solenidade, Zacarias entregou diploma a Masiero, que posteriormente fez discurso emocionado. “Uma andorinha só não faz verão. Não basta ter ótimas ideias, é preciso equipe para realizá-las. Como presidente da Casa, não tenho do que me queixar. Tive ótimos funcionários que me ajudaram a realizar ótima administração. Essa homenagem foi uma surpresa muito grata. O título de cidadão me engrandece por tudo o que realizei pelo meu povo”, enfatizou.

A sessão solene foi proposta por Zacarias, que ao fim do ato, falou sobre a inspiração em Masiero, logo que chegou a Casa de Leis. “Este é um dos melhores títulos que Santo André poderia conceder a quem prestou inúmeros serviços. Hoje é dia de festa e a presença de todas essas pessoas demonstra o carinho que Masiero conquistou, principalmente, pela serenidade com que levava os trabalhos. É uma honra apresentar essa homenagem”, disse Zacarias.

altalt

XX