Em destaque Paulinho Serra vai à Câmara anunciar corredores de ônibus para dezembro

Paulinho Serra vai à Câmara anunciar corredores de ônibus para dezembro

O secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santo André, Paulinho Serra, esteve na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (05/11), para anunciar a criação de quatro corredores exclusivos de ônibus a serem instalados na cidade até janeiro, sendo dois inaugurados no próximo mês. O chefe da pasta conversou com os vereadores no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho e respondeu algumas perguntas. Com o novo projeto, a cidade passa de seis quilômetros de corredores para 45 quilômetros, sendo que 100 a 140 ônibus transitarão por hora nestes corredores. Cerca de 5,3 milhões de passageiros são transportados por mês.

O custo para implantação dos corredores Centro (C-6 e C11), rua Carijós e Avenida Dom Pedro I será de R$ 876,5 mil – verba proveniente do tesouro e do financiamento de trânsito. Os indicadores da administração para o primeiro ano de novos corredores será a redução de 25% no tempo médio de viagem; aumento de 7% nos passageiros transportados pelo sistema municipal; e redução de 7% nos números de acidentes anuais. “Um dos principais problemas da cidade é a área de mobilidade urbana. Nossa prioridade é o transporte coletivo. Nossa frota já é 100% monitorada por GPS. Também faremos campanha antecedendo o lançamento dos corredores”, declarou Serra.

Alguns vereadores questionaram o secretário sobre renovação da frota da chamada área cinco, que passa diariamente pela cidade e não conta com licitação há 15 anos. Além disso, os vereadores Edson Sardando (PTB) e Toninho de Jesus (SDD) reclamaram da falta de fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para auxiliar o funcionamento do trânsito. “Antigamente a gente avistava fiscais na rua, hoje não mais. Este serviço é essencial para a cidade”, ressaltou Toninho de Jesus. Conforme explicou Serra, a partir de janeiro os fiscais que foram aprovados em concurso público serão chamados para cobrir 80 vagas. Em 2014 também será lançado novo concurso.

No primeiro semestre do ano o prefeito Carlos Grana (PT) esteve na Câmara para anunciar a construção de 13 corredores de ônibus a partir do financiamento de R$ 500 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o petista adiantou, o projeto seria realizado em médio prazo e mudaria radicalmente a circulação de pessoas pelo transporte coletivo. “A estimativa é assinar o convênio até o início de 2014 e colocar o plano em prática em cinco anos. O primeiro-passo a administração já deu, que foi se credenciar junto ao BID”, ressaltou Grana.

Cubanos vão à Câmara

Na tarde desta terça-feira a Câmara Municipal também recebeu visita dos sete médicos cubanos que vão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde de Santo André, pelo programa do governo federal Mais Médicos. Os profissionais iniciarão as atividades na quinta-feira (07/11) após conhecerem os outros equipamentos do sistema de saúde. O médico Pedro Orlando Rodrigues Palacio disse que não sentiu diferença do sistema de saúde de Cuba comparado ao do Brasil e ficou entusiasmado com a receptividade de profissionais da área e pacientes ao visitar algumas unidades.

Sessão Ordinária

A ordem do dia desta terça-feira contou com total de oito proposituras, sendo que quatro matérias foram adiadas.  Confira agora os projetos que foram aprovados:

• Segunda discussão adiada e votação do Projeto de Lei 31/13, protocolo 007872, encaminhado pelo Executivo Municipal, que altera a Lei nº 8.767, de 21 de outubro de 2005, que dispõe sobre a concessão do Alvará de Funcionamento e dá outras providências.
  • Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 46/13, protocolo 010185, encaminhado pelo Executivo Municipal, que dispõe sobre a denominação de logradouros situados no Loteamento Quinhão 21 – Sítio dos Vianas, no município de Santo André.
  • Primeira discussão adiada e votação do Projeto de Lei 45/13, protocolo 010184, encaminhado pelo Executivo Municipal, que desafeta área da categoria de bem de uso comum do povo para categoria de bem público dominial e autoriza alienação de bem imóvel.
  • Discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo 03/13, protocolo 011408, de autoria do Vereador Eduardo Leite, concedendo Título de “Cidadão Honorário do município de Santo André” ao Senhor Franco Picarelli.

altalt