Em destaque Comunidade negra recebe homenagem na Câmara

Comunidade negra recebe homenagem na Câmara

A Câmara de Santo André realizou, na última terça-feira (19/11), ato solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – Aniversário da Imortalidade de Zumbi. O evento foi presidido pelo vereador Sargento Lôbo (SDD) e teve como orador oficial o parlamentar Ailton Lima (SDD). A mesa diretora foi composta pelo secretário de Governo, João Avamileno, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); a coordenadora do Núcleo Educafro, Petronilha de Moura de Souza, que representou o Movimento Negro de Santo André; e o chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Ernani Pereira da Silva. Esta homenagem foi instituída em 1997, no município.

A noite de comemorações contou com a exibição de vídeo sobre o movimento afro. Em seguida, os presentes puderam ouvir os acordes do violão e a voz do cantor Robson Miguel. Posteriormente, Ailton Lima discursou na tribuna e tocou no assunto cotas para negros, que ainda gera muita polêmica. “Na realidade, nós ficamos perplexos diante de algumas atitudes. Não vejo o negro menos capaz do que qualquer outra raça. Eu não sou contra as cotas, mas será que esse é o remédio ou serve para diminuir ainda mais, dando a impressão de que precisamos de um privilégio, pois não somos capazes? Esse é um dia de reflexão para uma nação que tem a maior miscigenação do mundo”, ressaltou o vereador.

Durante a solenidade, representantes da comunidade afro foram homenageados, sendo um deles Petronilha. “Estamos representando o movimento negro há alguns anos. São 500 anos de luta do povo de Zumbi, que tem significado político e religioso. Em nenhum outro período da história do povo brasileiro a comunidade negra atingiu nível de reflexão como hoje. Estamos lutando por uma liberdade acompanhada da igualdade, para viver, fazer e aprender cultura igual, amar e ser amado, construindo o bem da vida. Lutamos por um país melhor e, para isso, é preciso igualdade”, afirmou a coordenadora do Núcleo Educafro. Em ritmo de comemoração, o grupo Cultural Caboverdiano de Santo André se apresentou.

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de 20 mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.  Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam.

altalt