Em destaque Bete Siraque quer isenção de tarifa da Zona Azul para pessoas com deficiência e idosos

Já aprovado em algumas cidades do interior de São Paulo, a vereadora Bete Siraque (PT) pretende colocar em prática a isenção do pagamento de Zona Azul a pessoas com deficiência e idosos, em Santo André. O objetivo é facilitar a mobilidade e o acesso desses cidadãos, levando em conta que muitos possuem certa dificuldade de se locomoverem até um agente ou parquímetro de estacionamento rotativo. “O caráter do meu projeto é garantir acessibilidade em locais públicos. Eu já presenciei, também, pessoas saudáveis utilizando vagas reservadas. Recebi diversas pessoas em meu gabinete para tratar do assunto, além de um pedido especial feito pelo Sindicato dos Bancários da cidade”, afirmou Bete.

Em Santo André, meia hora de Zona Azul custa R$ 0,60; uma hora R$ 1,20; uma hora e meia R$ 1,80; e duas horas R$ 2,40. A Zona Azul funciona na cidade desde fevereiro de 1999, no Centro, Parque das Nações, Santa Terezinha, Bairro Jardim, Vila Assunção, Sesi, Parque Celso Daniel, Vila Linda, Vila Pires e Vila Gilda, com 3,2 mil vagas parquimetradas (86 vagas para deficientes, 169 para idosos e 32 para farmácias) e 716 para motociclistas.

“Um dos grandes desafios do Poder Público é a acessibilidade, que significa não apenas permitir que, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando a sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras criadas ao longo dos tempos”, explicou a vereadora. Caso o projeto seja aprovado, a isenção será permitida desde que os veículos automotores estejam devidamente registrados no município. Além disso, mediante à cadastramento prévio, junto a Prefeitura, será expedido um cartão isento de uso pessoal e intransferível.

Novas Ferramentas:

Recentemente, a Prefeitura de Santo André colocou em prática aplicativo para smartphones e tablets, chamado de Vaga Inteligente, que permiti ao usuário da Zona Azul adquirir créditos para utilizar as vagas de estacionamento, habilitar as horas compradas, receber avisos da empresa que opera o sistema e consultar o saldo disponível. Para a administração, o mecanismo deixa a utilização das vagas mais organizada, oferecendo maior comodidade aos usuários do sistema. Além do novo sistema, o pagamento tradicional, feito a partir dos 157 parquímetros, continua funcionando.

Lei já beneficia usuários de outras cidades

Já está em vigor na cidade de Barueri a norma que dá ao idoso e também ao deficiente físico o direito de usar gratuitamente as vagas de estacionamentos Zona Azul pelo período de duas horas. Para usufruir desse benefício o usuário deixa o cartão de idoso ou deficiente no painel do veículo de forma que o agente de trânsito visualize-o facilmente.

Cartilha

Em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, a vereadora Bete lançou a cartilha “Direito das Mulheres”, durante chá que reuniu mais de 300 pessoas, no Clube Força Viva. O documento reúne questões sobre a Violência; Lei Maria da Penha; Código Civil; Direitos Trabalhistas das Mulheres; Direitos das Mulheres Empregadas Domésticas; Direitos da Mulher em Situação de Prisão; Proteção da Mulher no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras informações. A cartilha está disponível no gabinete da vereadora, na Câmara de Santo André.