Em destaque Lula vai receber Título de Cidadão Honorário de Santo André

Lula vai receber Título de Cidadão Honorário de Santo André

Vereadores da Câmara de Santo André aprovaram, na última terça-feira (22), projeto que concede Título de Cidadão Honorário do Município ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. A sessão solene será realizada no Teatro Municipal de Santo André, na próxima quarta-feira (30), às 19h. A mesa de honra será composta pelo presidente do Legislativo, Donizeti Pereira (PV); pelo secretário de Gabinete, Tiago Nogueira, autor da proposta de origem do título durante o tempo em que esteve como vereador na Casa; o ex-presidente Lula; e o chefe do Executivo, Carlos Grana (PT), acompanhado da vice-prefeita, Oswana Famelli (PRP).

A abertura do evento será feita pelo presidente da Câmara. O secretário Nogueira será orador oficial da solenidade. A noite reserva, ainda, a apresentação de vídeo desenvolvido pelo Instituto Lula. Minutos antes da entrega do título, o local será embalado pelas vozes de um coral e camerata. Um dos momentos mais aguardados da noite será o discurso de Lula e, posteriormente, do prefeito da cidade. Além dessas autoridades, o local receberá as presenças de vereadores; deputados estaduais e federais; ministros; prefeitos e ex-prefeitos; secretários municipais; dirigentes sindicais, entre outros.

De acordo com o secretário de Gabinete, essa será uma justa homenagem a Lula, cidadão brasileiro natural do Nordeste do País, que trilhou uma trajetória política de luta e ascensão na região do ABC. “Lula fez muito por Santo André, melhorando nossa infraestrutura, nos oferecendo melhores condições de trabalho e renda, entre outras conquistas. É o primeiro presidente de nossa região, de quem muito nos orgulhamos. Será uma grande festa”, afirmou Nogueira.

Para o presidente do Legislativo, Lula é sinônimo de história política e de determinação. Ainda garoto, em Pernambuco, era um menino cheio de sonhos e quando jovem deixava emergir um espírito de liderança – demonstrado quando decidiu filiar-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, em plena Ditadura Militar. “Como presidente da Câmara afirmo que todos aqueles que, de certa maneira, fazem parte de Santo André, merecem e terão o reconhecimento desta Casa de Leis”, ressaltou Pereira. Será montada estrutura no saguão do teatro, com cadeiras e dois telões para que o público possa acompanhar os trabalhos, já que o teatro comporta apenas 475 pessoas.

Trajetória

Lula foi presidente do Brasil entre os anos de 2003 e 2010. Durante seu mandato, esteve à frente de importantes projetos para redução da pobreza, combate à fome e a erradicação da miséria. Nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, Nordeste do Brasil. Aos sete anos de idade migrou, junto com a família, para o Estado de São Paulo, cidade de Guarujá, onde manteve atividades como engraxate, ajudante de tintureiro e office-boyentrando, posteriormente, para área metalúrgica na Fábrica de Parafusos Marte.

Já formado torneiro mecânico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), trabalhou nas Indústrias Villares, no ABC paulista, onde começou a participar do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Após ocupar diferentes cargos na instituição, elegeu-se presidente em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Os sindicatos dos trabalhadores da região do ABC participaram ativamente, por meio de movimentos grevistas, das contestações ao regime militar brasileiro e da luta por mais direitos e melhores salários para os trabalhadores no final dos anos 1970, quando Lula já era o principal líder sindical.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Em 1984, participou da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do País, para a Assembleia Constituinte. Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República. Durante os seus oito anos de governo, foram gerados 15 milhões de empregos. Entre 2003 e 2009, 27,9 milhões de pessoas saíram da pobreza, enquanto 35,7 milhões ascenderam à classe média.
Com informações do Instituto Lula