Em destaque Com discurso emocionado, Lula comemora Título de Cidadão Andreense

Com discurso emocionado, Lula comemora Título de Cidadão Andreense

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Santo André, nesta quarta-feira (30/04), para receber o Título de Cidadão Honorário do Município – concedido pela Câmara Municipal – por meio de um projeto do vereador licenciado e atual secretário de Gabinete da cidade, Tiago Nogueira (PT). De acordo com Lula, sua trajetória está ligada às cidades do ABC. “Recebo esse título com felicidade e devo ao povo de Santo André, que acreditou em um homem pobre, sem escolaridade”, disse. O evento foi realizado no Teatro Municipal e contou com as presenças de vereadores, prefeitos, ministros, deputados estaduais e federais, sindicalistas, e sociedade civil. Vale lembrar que, no dia 22 de abril, o projeto que concedeu Título de Cidadão Honorário do Município a Lula, foi aprovado por unanimidade na Casa de Leis andreense.

A mesa de honra da solenidade foi composta por Lula, pelo prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), pelo presidente da Câmara, Donizeti Pereira (PV), pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pelo secretário Nogueira, e pelo deputado federal Vanderlei Siraque (PT). A abertura do evento foi feita pelo presidente da Câmara, seguida dos hinos Nacional e de Santo André. Nogueira foi o orador oficial da solenidade, que reservou apresentações artísticas das crianças do grupo Educasamba e Camerata de Santo André, além de vídeo contando a trajetória de luta do ex-presidente. O secretário pontuou que infraestrutura, melhores condições de trabalho e educação, foram frutos de programas advindos do governo federal. “Santo André está mais feliz. Lula é o primeiro presidente da região do ABC, pessoa que tanto nos orgulha”, afirmou.

Grana elogiou a iniciativa de Nogueira em conceder o título. , inclusive, brincou dizendo que nunca na história de Santo André a Prefeitura contou com time de secretários tão andreense. A cidade completou recentemente 461 anos e, segundo Grana, essa festa não poderia terminar sem receber um dos maiores presentes políticos. “O Brasil foi recolocado no cenário mundial. Falar em Brasil é falar de Lula. Quero anunciar também que vamos honrar e ser honrados daqui a alguns dias. Entregaremos o Título de Cidadão Andreense ao ministro da Saúde licenciado e atual pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha”, ressaltou.

A ministra Miriam Belchior contou aos presentes que nasceu e morou por muitos anos em Santo André. Em seu discurso, ela afirmou que foi o ex-presidente quem colocou o ABC no mapa do Brasil. “O ABC passou a ser conhecido em um cenário mais amplo a partir do movimento sindical. Lula mudou o Brasil – o colocou no Mapa Mundi”, observou a ministra.

Lula, por sua vez, fez discurso emocionado. Divertiu-se ao ver queridos amigos e conversou com o público de maneira bem à vontade. Contou histórias de vida, de luta e o resultado de anos de militância. Em 1986, ele foi eleito o deputado federal mais votado de Santo André. Falando de maneira mais ampla, não deixou passar sua indignação sobre o preconceito sofrido pelo lateral brasileiro Daniel Alves em um jogo com o Barcelona, em que um torcedor jogou uma banana no gramado.

Voltando a falar sobre política, o ex-presidente citou que o PT é um fenômeno, um conjunto de coisas que deu certo e que envolve muita gente. “Quem imaginava que esse menino (Carlos Grana) chegaria a ser prefeito de Santo André. E quem imaginava que o ex-prefeito Celso Daniel pudesse realizar verdadeiros milagres aqui”, comentou. Lula citou que em 11 anos de governo do PT, na esfera federal, foram destinados diversos investimentos para a cidade, contabilizando cerca de R$ 8,800 bilhões.

O evento foi encerrado com as palavras do presidente do Legislativo. Para Pereira, falar em Lula é pensar na imagem de um homem que sempre lutou em busca de um futuro e de um Brasil melhor. “Independente de posição política, Lula é um dos maiores líderes do Brasil e do mundo. Parabéns por sua história de vida”, disse o presidente da Câmara, se referindo, ainda, a boa parceria que a Casa de Leis mantém com a administração.

Sobre Santo André

A cidade possui 678.486 habitantes, conforme último censo divulgado em 2011. Possui área total de 174,38 km² e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º entre as cidades do Estado. Seu orçamento para 2014 é de R$ 3,2 bilhões. O nome da cidade remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existira na região. Esta vila foi fundada por João Ramalho, em 8 de abril de 1553. O nome Santo André só ressurgiu em 1910, com a criação de um distrito às margens da Estrada de Ferro Santos/Jundiaí. Nesta época, a região constituía o bairro da estação, do município de São Bernardo. O município completou 461 anos no dia 8 de abril. Grande parte da população da cidade descende de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses e alemães.

Sobre a Câmara Municipal

O Legislativo de Santo André foi instalado em 29 de setembro de 1892, quando tomaram posse os primeiros vereadores. Devido a ligações com as demais cidades, a Câmara funcionou em São Bernardo até 10 de outubro de 1937. A partir de 1948 foi instalada à rua Coronel Alfredo Fláquer, onde seus trabalhos foram realizados até 24 de março de 1954. Depois mudou-se para a Rua Coronel Oliveira Lima, permanecendo no local até 27 de outubro de 1968. Com a construção do novo prédio no Centro Cívico, à praça IV Centenário, a atual Casa de Leis foi instalada solenemente em 28 de outubro de 1968. Desde 1948, a Câmara passou por 15 Legislaturas, tendo início, em 2013, a 16ª. Hoje, a Casa abriga 21 vereadores, com representantes de 11 siglas.