Em destaque Legislativo andreense debate Economia Solidária

Legislativo andreense debate Economia Solidária

Santo André, 05 de maio de 2015. A Câmara de Santo André promoveu, na noite da última segunda-feira (04), Audiência Pública, a fim de apresentar e discutir a Política de Ecosol (Economia Solidária) no âmbito do município. O encontro aconteceu no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho. A mesa diretora foi presidida pelo vereador Alemão Duarte (PT), e composta pelo diretor de Economia Solidária na Prefeitura de Santo André, Vilson Rodrigues da Costa; pela representante da Fomtes (Fórum Municipal de Economia Solidária), Cássia Maria Souza de Frias; o secretário de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, representando o prefeito Carlos Grana (PT); e o militante da Economia Solidária, Noé Humberto Cazetta.

A audiência teve por objetivo fazer resgate histórico da Ecosol na cidade, além de abordar as políticas públicas em torno do tema. O ABCD contabiliza mais de 100 empreendimentos de Economia Solidária, que faturam em média R$ 1,925 milhão por mês, de acordo com dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). “Desde o início de meu mandato estamos dialogando sobre o tema. Criamos a Semana Municipal da Economia Solidária – uma forma das pessoas entenderem o trabalho desenvolvido na cidade. Também criamos o Dia da Economia Solidária, em 15 de dezembro, uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes”, ressaltou Alemão Duarte.

A Ecosol tem se tornado um dos segmentos a economia capaz de gerar emprego e renda, se consolidando de forma bastante criativa em todo o País, principalmente, por envolver pessoas que sentem dificuldades em se reinserir no mercado de trabalho.

Compareceram, também, à Audiência Pública alunos da Fundação Santo André e Universidade Federal do ABC; representantes da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários); colaboradores de incubadoras, cooperativas e empreendimentos solidários.