Em destaque Parlamentares aprovam projeto que permite uso de depósitos judiciais

Parlamentares aprovam projeto que permite uso de depósitos judiciais

17 de setembro de 2015. Vereadores da Câmara de Santo André aprovaram, em sessão ordinária e extraordinária, na tarde de hoje (17), projeto de lei do Executivo que disciplina os procedimentos relativos aos depósitos judiciais e administrativos em dinheiro, tributários ou não tributários, bem como seus respectivos acessórios. Trata-se de matéria que autoriza, nos moldes da lei federal, instituições financeiras oficiais a transferir 70% de depósito aos cofres públicos, que serão usados para pagamento de precatórios em atraso, despesas de capital ou fundo de previdência, sendo permitido usar até 10% do montante para abastecer o fundo garantidor de PPPs (Parcerias Público-Privadas).

Ao mesmo tempo, os 30% restantes, constituirão fundo de reserva para garantir a restituição de parcelas, caso o contribuinte obtenha vitória no processo judicial ou administrativo. A nova lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, aprovada pelo Congresso Nacional, permitindo a estados e municípios o uso de parte dos depósitos judiciais e administrativos para reforçar temporariamente o caixa. A sanção foi publicada no último mês, no Diário Oficial da União. Vale lembrar que o governo estimou acréscimo ao orçamento de estados e municípios de R$ 21,1 bilhões em 2015 e de R$ 1,6 bilhão anuais nos próximos anos. Hoje, só quem pode administrar os depósitos são os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

A sessão desta quinta-feira também teve a aprovação, em segunda discussão, de projeto que concede um abono salarial aos servidores do Legislativo andreense.