Em destaque Sessão Solene comemora 156 anos da Igreja Presbiteriana

Sessão Solene comemora 156 anos da Igreja Presbiteriana

17 de setembro de 2015. O Teatro Municipal de Santo André foi palco, na noite da última quarta-feira (16), de Sessão Solene em comemoração aos 156 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcos Pinchiari (PROS) e contou com a presença do assessor Valdir Reis Morais, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); do presidente do Sínodo do Grande ABC, reverendo Zedequias Alves; presidente do presbitério de Santo André, pastor Alberto César Oliveira Souza; o presbítero Alcides Moraes; e a vereadora Elian Santana (PROS).

A noite reservou entrega de duas homenagens, sendo uma delas ao presbítero Alcides Batista da Silva. Nascido em 1939, tornou-se, aos 25 anos de idade, presidente da União Presbiteriana de Homens (UPH). Com o crescimento dos trabalhos, Silva construiu salão para a realização dos cultos, onde lecionava na escola dominical, dirigia reuniões e pregava a palavra de Deus na ausência do pastor. Mais tarde, foi construída a sede da Igreja Presbiteriana do Jardim Elba, na qual Silva é presbítero emérito.

Outra homenagem foi entregue a Zilene de Jesus Silva, nascida em 1936. Em Paranapiacaba abraçou a fé evangélica, quando foi batizada na congregação presbiteriana, em 1968. Durante os anos de trabalho, Zilene exerceu funções de presidente e tesoureira na Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF), participando da mesma até hoje, além de membro ativa da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Pires.

“É importante e é uma responsabilidade, que eu assumo com a igreja, quando aceito e concordo fazer a sessão solene. Graças ao presbítero Alcides, eu me aproximei da Igreja Presbiteriana e esta sessão só está sendo realizada graças a ele, que nos solicitou apoio. Não existem coincidências, existe a providência divina e é por isso que estamos aqui hoje”, ressaltou Pinchiari. A sessão contou, ainda, com apresentação cultural da Orquestra e do Coral da Igreja Presbiteriana.