Em destaque Audiência debate Dia Nacional do Candomblé

Audiência debate Dia Nacional do Candomblé

20 de outubro de 2015. O Candomblé é uma das religiões de matriz africana mais praticada do mundo, tendo dois milhões de seguidores, principalmente no Brasil. Foi no sentido de ouvir e debater o Dia Nacional do Candomblé, que a Câmara promoveu audiência pública reunindo representantes de diversos segmentos sociais relacionados às religiões da matriz africana. Só em Santo André são mais de 700 casas de culto afro-brasileira.

O vereador Alemão Duarte (PT) presidiu a audiência pública, compondo a mesa diretora ao lado do assessor, José Nelson Banhara, que representou o deputado federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho (PT); o ex-prefeito e atual secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, João Avamileno; e o diretor e chefe espiritual da Casa de Culto Kwe Vodun Bessem, Pai Dancy. “A gente observa que a Prefeitura valoriza todas as religiões e isso é o que faz a força. Hoje eu posso dizer, com Casa fundada desde 1972, que nunca tive problemas. Aliás, foi da Câmara que saiu a vitória da liberdade e expressão sobre os cultos”, afirmou Dancy.

A audiência pública vem ao encontro do projeto de lei apresentado pelo deputado Vicentinho, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 30 de setembro. A proposta foi primeiramente apresentada pelo ex-deputado federal Carlos Santana (PT-RJ), em 2010 e, tendo em vista o arquivamento do projeto em razão do autor não retornar ao mandato na Casa, a proposta foi reapresentada, no sentido de contribuir e preservar as raízes africanas originais.