Em destaque Granado esclarece aumento do IPTU em audiência na Câmara

Granado esclarece aumento do IPTU em audiência na Câmara

O secretário de Finanças de Santo André, Antônio Granado, participou de audiência pública realizada nesta terça-feira (23), na Câmara andreense. O ato foi solicitado pelos vereadores para esclarecimentos relacionados à revisão na cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano.

Muitos vereadores, como Luiz Zacarias (PTB), questionaram o secretário sobre os motivos do aumento que, segundo o vereador é “abusivo”. Em contrapartida, Granado esclareceu que o reajuste é necessário devido à defasagem do IPTU de Santo André.

“Nós temos sido questionados por não fazermos essas alterações. Em outros municípios pagam-se mais IPTU. Nós temos o IPTU defasado e isto está sendo questionado pelo Tribunal de Contas. Nós temos a obrigação de fazer revisão cadastral”, disse.

Munícipes estão procurando vereadores para reclamar de valores acima da inflação nos carnes que foram distribuídos pela Prefeitura. O Executivo divulgou que o aumento provavelmente está relacionado à expansão das construções, sendo que uma empresa ficou designada para mapear as casas que passaram por intervenções. Já os imóveis que não sofreram nenhuma expansão tiveram o IPTU com reajuste apenas inflacionário.

Ainda de acordo com Granado, dos cerca de 200 mil imóveis da cidade, 27,5 mil tiveram suas estruturas modificadas de alguma maneira.

Texto publicado em: 23/02/16